11/12/2009

"Um bebê a caminho. O que fazer?" - Encerramento

As autoras destacam algumas questões realmente muito importantes. Não é receita para um bom entendimento dessa fase e suas conseqüentes soluções, mas algumas sugestões que podem mudar o rumo de uma história cheia de pequenos e grandes conflitos.
Preservar a intimidade de casal é um ponto chave para não decorrer desta, outras dificuldades. Após os primeiros meses, quando a rotina for se estabelecendo, o casal deve encontrar um tempo para si, deixar o bebê entregue aos cuidados de alguém de confiança e sair sozinho, por algumas poucas horas. Agora é a hora de chamar a avó ansiosa por ajudar, ou a madrinha, a tia, a melhor amiga. Esse tempo que estiverem a sós deve ser aproveitado para resgatar a intimidade desse casal que até então era muito mais pai e mãe do que marido e mulher. Por essa razão, ambos devem evitar nesse período falar do bebê, tratarem-se carinhosamente, namorar um pouquinho. Se possível, em comum acordo reservar algum dia da semana para o casal, ainda que seja irem juntos para academia, assistir um filme ou dar um passeio.
Ser generoso para com o parceiro. Dar um desconto para seu cansaço, sua irritação lembrar que você também se sente assim. Elogiar seu desempenho como mãe / pai, enaltecendo as tentativas, a dedicação, a maneira como aprendeu a cuidar desse bebezinho.
Ajudarem-se nos momentos mais difíceis, por exemplo, revezando os cuidados durante a noite: a mãe amamenta e depois ele põe o bebê para arrotar e leva para o berço. São tarefas simples que harmonizam o casal.
Ambos esperam dividir esse momento de alegria, compartilhar com o outro. O que precisa ser conversado entre eles é sobre as fantasias que criaram sobre o que o outro deve fazer. A expectativa não correspondida gera decepção e instala o conflito. Se cada um souber o que é esperado de si, poderá negociar, flexibilizar, se empenhar mais para atender às necessidades do outro.

O investimento de ter um filho é um projeto a ser vivido a dois. E saber antecipadamente das implicações só pode servir de apoio e ajuda para o casal estar atento a maneira como vai construir esse tempo de mudanças tão importantes, decisivas e definitivas em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua visita!