11/12/2009

"Um bebê a caminho. O que fazer?! - Abertura

Ter filhos muda tudo!

Depois que o bebê nasce, alguns problemas aparecem, e nem todos podem ser evitados, como a reviravolta das emoções que são novas como a fase que a família vivencia, muda o estilo de vida. Mas não há culpados. Há diferenças. Homens e mulheres são diferentes, e não reagem da mesma maneiras às funções de pai e mãe. Não sabem como agir e nem como se sentirão depois que nascer o bebê. A maioria fica perdido diante da avalanche de mudanças que vem junto com a chegada do bebê. Fomos acostumados a ver a gestação como o período da plenitude da vida, e de fato o é, mas não nos preparam para a maratona que virá.

O período da gestação poucas vezes prepara o casal para a chegada em casa com um recém-nascido. É um tempo de preparação mais focado em ações práticas, além da "curtição" dos futuros papais e seus familiares e amigos. Reunindo as melhores intenções de serem os melhores pais que conseguirem, constroem expectativas envoltas na ansiedade da espera para cumprirem essa responsabilidade que consideram grande, apesar de linda.

Quando os primeiros dias - que transcorrem envoltos no ir e vir de visitas, presentes e natural extasiamento de todas as pessoas próximas que participam desse processo - passam, e os jovens pais se vêm diante da realidade do dia-a-dia tumultuado pela necessária adaptação dessa fase nova. De tão envolvidos, raramente percebem algumas situações-problemas se instalando; mas sentem com clareza seus sentimentos apontando em pequenas direções:

Por que discutimos tanto?
Por que não conversamos mais como antes?
Por que ficamos irritadas quando eles demoram tanto para achar a chupeta?
Por que tenho crises de choro que não controlo?
Por que ele me olha atravessado mas não diz nada?
Será que somos o único casal que não faz sexo?
Seremos os únicos que não conseguem dar conta de tudo?
O que está errado conosco? O que está acontecendo, afinal?

Levantar algumas reflexões é abrir caminho para, se ou quando acontecerem dificuldades, o casal possa identificar e resolvê-las. Esta é a proposta, e para viabilizar a antecipação aos comuns fatos com que se depara o casal e suas conseqüentes armadilhas, segue a escolha de alguns tópicos básicos para auxiliar no início dessa compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua visita!