11/12/2009

PALESTRA

A Brasil Telecom implantou um ciclo de palestras direcionadas ao grupo de gestantes da empresa. Buscaram profissionais que pudessem oferecer temas relacionados, procurando levar esclarecimento e reflexões. Foram assuntos que propiciaram a oportunidade de trocar experiências e parar para pensar sobre este momento do ciclo vital que estão vivendo. Não existe segredo nenhum numa gravidez, e desde que o mundo é mundo as famílias são formadas e bebês nascem. O que existe é desinformação, uma realidade diferente na composição familiar atual, além da demanda de diferentes focos de atenção que envolvem o período gestacional. Dentro dessa perspectiva, ao ser convidada para encerrar o ano de 2009 fechando assim o ciclo de palestras do Programa Gestação Saudável, propus um tema informativo, que provocasse uma reflexão conjunta sobre algumas questões tão corriqueiras, que na maioria das vezes, por serem tão óbvias, parecem fazer parte da vida. E assim incorporadas ao sistema, deixam de ser vistas sob outro ângulo. A proposta preventiva é adiantar-se ao "problema", desenvolvendo estratégias de enfrentamento, antecipando boas soluções que podem contribuir para a não entrada de conflitos relacionais que afetam ainda mais o estado emocional que envolve os jovens pais no desafio das adaptações que a chegada do bebê impõe a esta família. Por acreditar nos trabalhos de prevenção, optei por usar este espaço que me ofereceram para levar o tema conseqüente da gravidez: o nascimento do bebê e os primeiros meses de adaptação dessa nova dinâmica familiar. Como a maioria das gestantes tem seus companheiros e está na primeira gravidez, o foco foi o nascimento do primeiro filho, assim como direcionou-se para um casal. As questões particularizadas puderam ser abordadas através das perguntas que surgiram, esclarecendo minimamente, infelizmente sem possibilidade de maior aprofundamento.
Antes mesmo da chegada do bebê o casal já se percebe como pais, ampliando assim seus papéis nesse sistema familiar. Diante dessa realidade, partimos do fato de que antes havia um homem e uma mulher, que se tornou um casal, e agora são um pai, uma mãe e um filho. Sabendo que o tema é mobilizador e poderia levantar o desejo de aprofundar o entendimento das futuras mamães, optei usar como guia do assunto que desenvolveria no nosso encontro um livro de fácil acesso e leitura, escrito por três mulheres que discutiram na época de suas vivências particulares situações semelhantes a todas as gestantes.

Fiquei imensamente grata por poder falar sobre um tema que gosto muito, família, e inserir-me nesse contexto como mulher, mãe, sogra e no tópico avó, realidade atual do meu sistema familiar. E honrada por fechar o ciclo do Programa. Meu respeito pela iniciativa da empresa e agradecimento à equipe coordenadora do Programa, que conta com uma funcionária que descobriu-se grávida de 8 semanas, Telma. Minha gratidão pela acolhida de vocês e das gestantes das duas Unidades.
Posteriormente disponibilizarei algumas fotos do evento, aguardando o envio pelas responsáveis.

O tema proposto por mim foi "Um bebê a caminho. O que fazer?", baseado no livro Casamento à prova de bebês, das autoras Stacie Cockrell, Cathy O'Neill e Julia Stone - Ed. Sextante, 2009.
Abaixo, dividido em tópicos para suavizar a leitura e facilitar a localização através da especificação do assunto abordado.

2 comentários:

  1. Parabéns minha Psicóloga preferida! O site está muito bom de visual e de conteúdo! A renovação e a implementação dão mais vida ao que já é! Abraço forte e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Acatar sugestões tem muitas vantagens, como o visual novo do nosso espaço "de conversa"...rs.
    Muito obrigada pela preciosa colaboração de sempre, pela presença e pelo carinhoso estímulo.

    É um prazer tê-lo por aqui.
    Acompanhe as novidades que virão!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Grata por sua visita!