01/09/2011

COQUETEL DE EMOÇÕES

As emoções universalmente conhecidas – e vivenciadas - são seis: medo, tristeza, raiva, alegria, desagrado e surpresa. Destas, conhecidas como básicas, destacamos quatro: raiva, medo e tristeza, que são aquelas mais difíceis de viver – e combater. E a alegria, que pode ser considerada a vírgula de uma frase, porque dá sentido diferente, pontuando a expressão. A alegria transforma o indivíduo, o ambiente. Conviver com ela é infinitamente melhor, mais saudável e agradável.

Quando percebemos a instabilidade de nossas emoções, senti-las (ou sabê-las) pode gerar sensações desagradáveis, confusas, uma vez que podem nos remeter a sentimentos de desamparo, melancolia, apatia e tristeza; provocando um interminável diálogo interno buscando respostas que nem sempre temos, o que acaba por aumentar a angústia, suscitando um emaranhado de emoções que sequer conhecemos a origem definida.

Se as emoções pudessem ser relacionadas a um coquetel de sentimentos, a dose preparada por pensamentos recorrentes, momentos de difícil elaboração de sentimentos ou de conflitos internos, pode não conter a mistura ideal e funcionar como um veneno capaz de adoecer ainda mais o estado emocional da pessoa que, intoxicada por esse drinque, se deixa encharcar por emoções tóxicas.

Nas vivências pelas quais passamos ao longo da vida, desenvolvemos habilidades e descobrimos ferramentas de fundamental importância no combate das emoções danosas, subordinadas ao mundo de sensações e sentimentos a que estamos sujeitos. Transitamos o tempo todo por estados interiores de instabilidade emocional, e, muitas das vezes, é através da polaridade dessas emoções que resgatamos a resiliência que construímos para defender a estrutura psíquica, o sistema emocional que nos governa. Entretanto, a estabilidade emocional requer instrumentar-se para enfrentar as dificuldades, demanda autoconhecimento, estratégias para combater os efeitos que esse coquetel pode provocar, meios eficazes que, aplicados no dia-a-dia, ajudam a identificar os padrões de comportamentos e suas mudanças desejáveis, assim como favorecem a manutenção do bem-estar, sem que precisemos pensar em ficar refratários aos sentimentos que as geram.

Assim como não existem fórmulas mágicas, também não se tem meios infalíveis que processem essas emoções de maneira a exterminá-las, inclusive porque muitas delas estão presentes para auxiliar-nos no desenvolvimento das estratégias de enfrentamento, fortalecendo-nos para coibir outros instantes semelhantes, ampliando o manejo e estrutura emocional de forma a nos tornar hábeis e perspicazes quanto às próprias percepções e vivências das emoções.

O coquetel pode causar leve tonteira, mas encontramos a porta de saída. O gosto pode ser forte, porém, temos o gosto doce das infinitas possibilidades que habita em nós, além da capacidade ímpar de revolucionar tudo e reconstruir-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua visita!