02/07/2009

CRISES E CRESCIMENTO

No processo que é viver, nos deparamos com momentos dramáticos, difíceis, nos pondo em xeque a estrutura e equilíbrio emocional. As crises têm a propriedade revolucionária de desacomodar tudo para estabelecer a ordem. Algumas, uma vez desencadeadas, são inevitáveis, e prenunciam ventos fortes e tempestades no horizonte. Quando estamos no olho do furacão, todas as ocorrências nos parecem sem sentido, achamos desnecessárias ou extremadas. Porém, não tem como sobrar pedra sobre pedra num evento suficientemente mobilizador. A crise surge mansamente, sorrateira, sem aviso, ou, de maneira oposta, chega contundente, muitas vezes como uma avalanche, decompondo a estrutura já falida resultando em escombros assustadores.

Não raro enfrentamos situações que nos desafiam os limites, testam a perseverança e força de luta. Nos deparamos com vazios existenciais capazes de soterrar-nos a alma inexoravelmente. Poucas ou quase nenhuma alternativa parece eficiente para superar tantas emoções e sentimentos de desvalia e baixa estima. O que ignoramos no momento da fragilidade é o potencial que existe em cada ser, capaz de suplantar dores profundas e extinguir o sentimento de infelicidade. Nossa capacidade resiliente pode exceder a força da crise, assegurando-nos meios de ultrapassar as adversidades e sairmos fortalecidos, crescidos e mais capazes. Essa infinita força interior nos rege, abriga, defende e salva, lembremos dela ou não.

“Desarrumar a casa” pode ser absolutamente necessário para reconstruir caminhos. E embora a tendência imediatista exija pressa, convém lembrar que a parte mais delicada de toda construção é a fundação, pois deverá sustentar o edifício todo. Em outras palavras, crescer implica em calma, sabedoria para administrar as crises que são verdadeiros instrumentos dos processos evolutivos, porque a única coisa permanente em nossas vidas, é a impermanência.

Vale parar um pouco, silenciar internamente e espiar como é a reação diante dos momentos críticos, como lida com as dificuldades e gere meios eficazes para combatê-los. E quanto absorve de ensinamento consciente que permite fortalecer o sentimento de ganho pessoal, aumentando a auto-estima e reunindo novas alternativas para dar continuidade aos ciclos da vida, cujas “tormentas” sucedem para gerar as mudanças mais profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua visita!