10/03/2009

O ESTRESSE E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE

Inúmeros estudos comprovam que o estresse altera o estado emocional do indivíduo, podendo disparar no organismo físico sintomas e doenças, além de aumentar a ansiedade que desorganiza o equilíbrio como um todo, do corpo e da mente. Na atualidade, as pressões diárias agridem o jeito de ser das pessoas, em resposta às demandas da vida agitada, sem tempo para o lazer, para o convívio saudável em família e momentos destinados ao descanso e lazer. Muitas vezes a busca da melhoria financeira faz com se volte tanto para o trabalho, para as infinitas obrigações do dia-a-dia, o corre-corre, que nem se percebe que esse acúmulo acaba engolindo o prazer de uma caminhada, de uma reunião com amigos, de uma viagem de fim de semana, projetos pessoais e sonhos tão bem guardados que ficam esquecidos.

A tensão vai ficando crônica, o bom humor substituído pela irritação, as cobranças pessoais e do meio social assumem uma proporção desmedida, e o fardo, cada vez mais pesado e difícil de carregar. Parece que se perdeu grande parte do “filtro” por onde é possível detectar que o limite está próximo, foi atingido, extrapolado. Estamos na era dos transtornos de toda natureza, como o transtorno da ansiedade, que vai ficando generalizada, causando prejuízo pessoal, relacional com a família e em sociedade como um todo. E quanto maior a exposição ao agente estressor, mais freqüente e intensa a sintomatologia tende a aparecer.

O corpo é a maneira, muitas vezes, de fazer soar o alerta de que o ritmo pode estar muito acelerado na resolução e cumprimento das tarefas diárias, a atenção voltada para o “fazer” em detrimento do “ser”, que é onde o indivíduo encontra-se com sua essência, seus gostos, prazeres, desejos, sonhos, ideais. Estes fatores ficando em segundo plano, somados ao efeito estressante da rotina diária, roubam a alegria de viver, interferem na qualidade do sono, tiram a energia, podendo gerar os desconfortos emocionais que vão minando a saúde física.

E nada pode ser feito para equilibrar o estresse natural de nossos dias com a saúde física e psíquica? Para sorte nossa, pode sim. Existe a medicina preventiva que cuida do físico, assim como o emocional pode e deve ser cuidado, pois ambos integram o indivíduo no seu todo. Existem inúmeras possibilidades de prevenção da saúde global, contando com técnicas relaxantes, planos alimentares, práticas de esportes, tratamentos terapêuticos holísticos e o apoio de psicoterapias, quando a pessoa passará a conhecer melhor seu funcionamento pessoal, desenvolver defesas individuais de enfrentamento ao estresse diário, melhorando, e muito, sua qualidade de vida ao modificar seus hábitos, pensamentos e ações.



2 comentários:

  1. Olá Denise, gostei muito do seu artigo. Pretendo fazer minha monografia sobre o estresse seria algo bem nessa linha de raciocínio que vc segue. Gostaria de saber se poderia me passar o seu email para nos comunicarmos; ou até mesmo para me indicar alguma bibliografia.
    Meu email é ju_miranda1986@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Júlia.

    Anotei seu e-mail e vou entrar em contato com vc.
    No que puder ser útil, será um prazer!

    Abraço,
    Denise

    ResponderExcluir

Grata por sua visita!